top of page

A coleta seletiva e a reciclagem são elementos básicos e indispensáveis de todo sistema moderno de Gestão de Resíduos Sólidos, não apenas por razões ambientais, mas também por razões financeiras. Em 2011, dos 5.565 municípios do Brasil, mais de 3 mil indicaram a existência de iniciativas em coleta seletiva.

 

O objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos é que esse número cresça e que iniciativas se consolidem como sistemas completos de fluxo de materiais, garantindo um volume cada vez maior de material reciclado.



Capacitar cooperativas de catadores de materiais recicláveis vai além de implementar sistemas integrados de gestão.  Para trabalharem como intermediárias no processo de logística reversa, cooperativas precisam possuir licenças ambientais, manter contato com indústria e comércio e preparar seus colaboradores para identificarem e manusearem os mais diferentes tipos de resíduos.

O Instituto Precisa realiza treinamentos com jogos, imagens e simulações para facilitar o aprendizado e a disseminação da informação necessária para que cooperativas de catadores de materiais recicláveis participem do fluxo de materiais, gerando renda a seus cooperados e destinando corretamente resíduos que, de outro modo, poderiam acabar em lixões. 

COMO FUNCIONA O PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE COOPERATIVAS

CAPACITAÇÃO DE COOPERATIVAS

OUTROS PROJETOS

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO PARA COLABORADORES

O Instituto Precisa realiza diagnóstico da situação inicial de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, implementa manuais de treinamento para colaboradores, sinalização e controles específicos para um completo sistema de gestão de resíduos sólidos, incluindo orientação para licenciamento ambiental e software de gestão integrada de resíduos.

 

Um sistema de gestão consistente permite o desenvolvimento de cooperativas, com atendimento aos requisitos necessários para participação em programas de incentivo público, como o Cataforte e em programas de empresas privadas que buscam parcerias harmonizadas com seus sistemas de gestão ambiental.

 

O Instituto Precisa realiza auditorias periódicas para verificação de todo o sistema, garantindo sua adequação a novas legislações e às exigências do mercado.

SOFTWARE PARA GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM

O Software de Gestão de Resíduos GIR faz o controle de coleta, transporte, estoque, saída e faturamento. Usado por recicladores de resíduos de construção e demolição, o GIR emite relatórios de coleta, entrega e faturamento. O GIR pode ser usado por qualquer tipo de cooperativa de reciclagem porque contempla todas as etapas de monitoramento e controle em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Com o GIR, colaboradores de diferentes etapas do processo de reciclagem podem controlar suas atividades, o estoque de material e até os vencimentos de licenças ambientais. O GIR emite os formulários para transporte e cobrança de maneira simples, garantindo maior profissionalismo ao trabalho dos cooperados.

 

O GIR é um produto da Tresi Ambiental, parceira do Instituto Precisa. 

Conheça o GIR - Gestão Integrada de Resíduos
bottom of page