top of page

SEMANA DA QUALIDADE

A segurança alimentar é um assunto de importância mundial que tem ações e propostas de instituições internacionais, como a ONU, a ISO e a OMS. No Brasil, o Ministério da Agricultura e a Anvisa são os responsáveis por multiplicar as boas práticas de produção agrícola, processo e manuseio para que o alimento seja fonte de nutrientes sem contaminação.

 

As indústrias de alimentos seguem as Boas Práticas de Fabricação, por determinação da Anvisa e tendem a seguir a norma NBR-ISO 22000-Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos (SGSA) para seu fortalecimento no mercado, mas os termos dos sistemas de gestão, às vezes, são confusos e precisam ser reforçados para que cada colaborador conheça suas responsabilidade para sucesso do sistema.

 

A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), definida em lei, começa a ganhar força com consumidores mais exigentes e completa essa campanha de segurança alimentar.

COMEMORE O DIA MUNIDAL DA QUALIDADE COM CONSCIENTIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

As Boas Práticas de Fabricação devem fazer parte de todo processo produtivo de alimentos. Estruturadas pela Portaria SVS 326/97 e pela RDC 275/02, do Ministério da Saúde, garantem o atendimento a requisitos de higiene, sanificação e prevenção para que os alimentos produzidos sejam íntegros e livres de qualquer tipo de contaminação.

 

 

O Quiz BPF aborda o tema de maneira leve para que colaboradores confirmem seu conhecimento e se conscientizem da importância do papel de cada um para que as Boas Práticas de Fabricação atinjam o objetivo de levar produtos de qualidade à mesa do consumidor. 

VOCÊ CONHECE OS CONCEITOS DOS SISTEMAS DE GESTÃO?

Muitas indústrias de alimentos, após cumprirem com eficiência a implementação do programa de Boas Práticas de Fabricação, percebem que possuem a estrutura para a implementação de um sistema de gestão ISO. O Manual com procedimentos e instruções de trabalho controladas, exigidos pela RDC, compõem a base para um sistema de gestão.

 

O primeiro passo para implementar o sistema de gestão em segurança alimentar NBR-ISO 22.000 é familiarizar colaboradores com seus termos - documentos, registros, ações corretivas, não conformidades, análise crítica etc. Os termos dos sistemas de gestão são também comuns às normas que compõem o Sistema Integrado de Gestão (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001).

JOGOS E TREINAMENTOS PARA EVENTOS DA QUALIDADE

Leve a campanha da Semana da Qualidade para sua instituição com o uso de totens eletrônicos para que todos possam participar e aprender mais sobre a importância da segurança alimentar na produção de alimentos.  

 

O treinamento engloba BPF (Boas Práticas de Fabricação), Conceitos dos Sistemas de Gestão e APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).  Aproveite eventos para reforçar conceitos para uma produção de alimentos cada vez mais saudável.

 

Envie um e-mail para contato@precisa.org ou ligue para a gente - (24) 2244-7047 e 2242-4245.

ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE 

O nome assusta e muitos não conseguem sequer memorizar a sigla APPCC. Consumidores cada vez mais exigentes e a real necessidade de impedir a contaminação de alimentos tem popularizado esse importante sistema de controle de processo que depende do envolvimento de todos.

 

Aprender a identificar e controlar pontos críticos de controle pode ser mais simples do que parece e enquanto realizam o quiz, colaboradores aprendem, memorizam e refletem sobre sua responsabilidade na saúde de consumidores.

 

Os treinamentos geram relatórios completos com controle de horas, participantes, pontuação e classificação.

JOGOS PARA EVENTOS, INTEGRAÇÃO E TREINAMENTOS

Treinamento com jogos e quiz

Treinamentos realizados de maneira lúdica promovem excelentes resultados e despertam o interesse pelo conhecimento. Inspirados na campanha pela redução do desperdício de alimentos promovida pelo PNUMA, desenvolvemos o jogo Pensar, Comer, Conservar. que você pode ver no vídeo ao lado.

 

Os assuntos da qualidade devem ser falados sempre. Com sinalização criativa e treinamentos constantes, boas prática

s se consolidam transformando a cultura da empresa

 

Os jogos podem gerar relatórios de treinamento completos com controle de participação, pontuação, percentual de aproveitamento e horas dedicadas.

 

bottom of page