top of page

O primeiro projeto do Instituto Precisa nasceu no ambiente industrial, da observação da escolha de materiais empregados nos processos produtivos e dos problemas enfrentados pela reciclagem, impostos pelas características dos materiais ou pelos limites da tecnologia.
 
Várias são as formas de produzir: mudam métodos, substâncias, equipamentos e processos escolhidos na busca da máxima produtividade pelo menor custo.
 
Alinhado com os conceitos de produção e consumo sustentáveis, o projeto Precisa? mostra que podemos fazer escolhas de consumo ambientalmente adequadas, sem perder o conforto alcançado pelo mundo moderno. 

 

O Instituto Precisa, formado por engenheiros e técnicos químicos, promove treinamentos e campanhas para a produção e consumo sustentáveis com informações técnicas e acompanhamento da legislação aplicável.

 

 

Antes de consumir, questione, pesquise e avalie: Precisa?

PRECISA?

PRECISA?

OUTROS PROJETOS

A INFLUÊNCIA DO CONSUMIDOR NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Indústrias e consumidores estão cada vez mais próximos. As redes sociais permitem que consumidores falem bem, reclamem e mostrem fotos e vídeos de suas experiências de consumo. Compartilhamos o que gostamos e também nossas decepções.

 

A sensibilidade para as questões sociais e ambientais também está mais forte em um planeta que se torna menor à medida que a internet aproxima seus mais de 7 bilhões de habitantes. Antes, queríamos apenas comprar sapatos. Hoje, queremos sapatos que não tenham sido produzidos por crianças, com pigmentos que não tenham poluído rios e com materiais que um dia possam voltar ao processo produtivo.  A missão do projeto Precisa? é levar a informação do mundo industrial para os consumidores para que esses tenham maior conhecimento para tomar decisões de consumo responsáveis.

O projeto Precisa? foi concebido para levar ao consumidor informações diretas sobre os impactos e desafios referentes às suas escolhas de consumo no dia a dia. Os hábitos desenvolvidos pela sociedade, ao longo dos últimos anos, não têm considerado realmente a limitação dos recursos naturais, apesar de se falar tanto nisto.

 
O projeto Precisa? tem esse compromisso. Explicar a lógica das transformações indústriais, o que significa um mais completo conhecimento dos ciclos de reciclagem e das limitações das transformações dos recursos naturais.

 

Todo consumidor pode reduzir os impactos decorrentes de seus hábitos de consumo sem perder conforto e prazer.  Não pode haver radicalismo no estabelecimento de novos hábitos, tendo cada consumidor livre arbítrio para suas escolhas.

 

CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO PROJETO PRECISA

bottom of page