CAPACITAÇÃO DE COOPERATIVAS

A coleta seletiva e a reciclagem são elementos bási­cos e indispensáveis em todo sistema moderno de Gestão de Resíduos Sólidos, não apenas por razões ambientais, mas também por razões financeiras. Em 2011, dos 5.565 municípios do Brasil, mais de 3 mil indi­caram a existência de iniciativas em coleta seletiva. O objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos é que esse número cresça e que iniciativas se consolidem como sistemas completos de fluxo de materiais, garantindo um volume cada vez maior de material reciclado.
 
Capacitar cooperativas de catadores de materiais recicláveis vai além de implementar sistemas integrados de gestão.  Para trabalharem como intermediárias no processo de logística reversa, cooperativas precisam possuir licenças ambientais, manter contato com indústria e comércio e preparar seus colaboradores para manusearem resíduos perigosos.
 
O Instituto Precisa capacita Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e realiza auditorias para verificação de conformidade dos padrões normativos e legais.

PRECISA?

O primeiro projeto do Instituto Precisa nasceu no ambiente industrial, da observação da escolha de materiais empregados nos processos produtivos e dos problemas enfrentados para tratar seus resíduos e para aumentar a reciclagem. O estudo de características dos materiais e o acompanhamento da evolução da tecnologia da reciclagem são o nosso trabalho.

 

Várias são as formas de produzir: mudam métodos, substâncias, equipamentos e processos escolhidos na busca da máxima produtividade pelo menor custo. Alinhado com os conceitos de produção e consumo sustentáveis, o projeto Precisa mostra que podemos fazer escolhas de consumo ambientalmente adequadas, sem perder o conforto alcançado pelo mundo moderno. 

 

O Instituto Precisa, formado por engenheiros químicos, promove treinamentos e campanhas para a produção e consumo sustentáveis com informações técnicas e acompanhamento da legislação aplicável e da evolução tecnológica.

PROJETOS

Os projetos do Instituto Precisa podem ser levados a escolas, universidades, indústrias, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, restaurantes, hospitais e associações diversas onde o tema produção e consumo sustentável encontre espaço para debate.

 

Levantar o debate é o primeiro passo na busca de soluções. Veja abaixo os projetos do Instituto Precisa.

1/3

EVENTOS AMBIENTAIS

O Instituto Precisa leva campanhas de meio ambiente com uso de totem eletrônico de jogos. Com atividades lúdicas é mais fácil envolver pessoas nos temas ambientais. 

 

O Instituto Precisa leva a eventos ambientais jogos que falam sobre a Mata Atlântica, gestão de resíduos sólidos, produção e consumo sustentáveis, desperdício de alimentos, conservação de água. 

 

As campanhas de meio ambiente podem ser realizadas em escolas, universidades, indústrias e nas mais diversas instituições.

 

Para atingir todos os cantos do Brasil, o Instituto Precisa disponibiliza jogos virtuais de meio ambiente que podem ser acessados pela internet em um computador convencional ou em totens eletrônicos usados para esse fim.

 

Em empresas ou escolas, a semana do meio ambiente fica muito mais animada com o totem de jogos do Instituto Precisa.

SELO VERDE NAS ESCOLAS

O Projeto Selo Verde nas Escolas implementa programas ambientais no ambiente escolar, respeitando as características de  transversalidade do tema Educação Ambiental.  Alunos e professores são preparados para trabalhar em quatro frentes principais com projetos, controles e padrões de comunicação: energia, água, materiais e resíduos.

 

A implementação de um sistema de gestão ambiental na escola proporciona aos alunos uma melhor percepção do que podemos fazer para cuidar do meio ambiente, seja qual for a carreira profissional escolhida.  Com responsabilidade compartilhada entre diferentes professores e outros funcionários da gestão escolar, esse programa envolve todos na questão da administração de recursos naturais, na gestão para escolha de materiais sustentáveis e no planejamento e ação para descarte correto dos resíduos sólidos gerados.

 

Um programa de gestão ambiental bem implementado no ambiente escolar, após passar por auditoria,  recebe o Selo Verde do Instituto Precisa.