top of page

O Projeto Selo Verde nas Escolas implementa programas ambientais no ambiente escolar, respeitando as características de  transversalidade do tema Educação Ambiental.  Alunos e professores são preparados para trabalhar em quatro frentes principais com projetos, controles e padrões de comunicação:

 

1. Gestão de consumo de energia - interpretação de leitura de contas de energia, busca de alternativas mais eficientes nos diversos usos de energia da escola.

 

2. Gestão de água e esgoto - esse trabalho engloba fornecimento, armazenamento e qualidade da água, além de outros aspectos dos recursos hídricos.

 

3. Gestão de materiais e resíduos - nesse módulo são abordados os conceitos de produção e consumo sustentável. O ambiente escolar enriquece o trabalho de gestão de materiais, por ser o jovem alvo de tantas campanhas de marketing. 

 

O Projeto Selo Verde nas Escolas reune as disciplinas do Ensino Médio, repartindo entre elas os vários programas que integram a composição do sistema de gestão ambiental na escola, cuja auditoria garante a obtenção do Selo Verde.

COMO FUNCIONA O PROJETO SELO VERDE NAS ESCOLAS

SELO VERDE NAS ESCOLAS

OUTROS PROJETOS

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES

Implementar um sistema de gestão ambiental no ambiente escolar é um desafio que mostra a importância do trabalho em equipe, da multidisciplinaridade e da qualificação de jovens para o mercado de trabalho. O sistema de gestão ambiental implementado com a metodologia do Instituto Precisa, para obtenção do Selo Verde, acompanha o mesmo padrão dos sistemas de gestão ambiental das grandes corporações, baseados em normas certificadoras de padrão internacional, como a NBR-ISO 14001.

 

Implementar um sistema de gestão ambiental no ambiente escolar é uma oportunidade de envolver jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho nas rotinas de elaboração, inspeção, controle e correção, comuns no mundo corporativo. A vocação do estado do Rio de Janeiro para a produção de petróleo e gás, produção agrícola e exploração turística torna o conhecimento dos requisitos de um sistema de gestão ambiental ferramenta importante na formação dos futuros profissionais que precisarão administrar com sabedoria a exploração dos recursos naturais cada vez mais escassos e o descarte de seus produtos e embalagens. 

CAMPANHA RELACIONADA:  PARTICIPE DESSA SELEÇÃO

Um programa de gestão ambiental na escola tem como um de seus objetivos a educação ambiental para a separação de resíduos recicláveis e perigosos.

 

A escola é um ótimo local para praticarmos a segregação de resíduos e buscar soluções para os de destinação mais complicada, como eletroeletrônicos, medicamentos vencidos e lâmpadas fluorescentes.

 

Levamos para casa o que aprendemos na escola e o sucesso da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos depende também do conhecimento de todos os cidadãos. Na escola, podemos aprender a identificar os resíduos perigosos, os resíduos não recicláveis ou de difícil reciclagem e, principalmente, buscar opções de descarte adequadas. 

Participe dessa Seleção
bottom of page