O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, em 2013, comemora o Dia Mundial do Ambiente com a campanha Pensar. Comer. Conservar.

 

Pensar. Comer. Conservar é uma campanha pela redução do desperdício de alimentos que mostra que quando desperdiçamos alimentos, desperdiçamos água, já que a produção de alimentos é responsável pelo consumo de 70% da água potável disponível no planeta.

 

O Instituto Precisa leva a campanha Pensar.Comer.Conservar a eventos de meio ambiente com o totem de jogos e vídeos.  Assim, a conscientização acontece em clima descontraído, envolvendo mais pessoas nesse importante desafio de redução do desperdício de alimentos.

PENSAR. COMER. CONSERVAR. DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO.

PARTICIPE DESTA CAMPANHA

O PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, disponibiliza ideias e material para que essa campanha rode o planeta, contribuindo com a redução do desperdício de alimentos e, consequentemente, com a conservação dos recursos naturais.  O site da campanha mostra os dados mundiais da fome, da produção de alimentos e os impactos ambientais associados.

 

Acesse o site, conheça melhor a campanha, baixe materiais e espalhe a campanha: Pensar. Comer. Conservar.

 

Seja em escolas, empresas e outras instituições é sempre hora de dizer não ao desperdicio. O totem de jogos do Instituto Precisa, com o jogo Pegada Hídrica dos Alimentos mostra que dependendo dos alimentos que consumimos gastamos mais ou menos água.  Desperdiçar alimentos é também desperdiçar água. O conceito de pegada hídrica mostra o consumo médio de água gasto no processo produtivo de cada alimento ou outro material. Para produzir um litro de leite, por exemplo, são gastos mil litros de água. Imagine quanta água jogamos fora quando desperdiçamos apenas um copo de leite.

O PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente promove várias frentes de ações, dentre elas a de produção e consumo sustentáveis que estimula um maior cuidado na exploração dos recursos naturais e na seleção de materiais usados nos processos produtivos.

 

A campanha Pensar. Comer. Conservar. fala da necessidade de reduzirmos o desperdício de alimentos e também da influência de nossas escolhas em um maior ou menor uso de água na produção industrial.

 

Para a produção sustentável, usar materiais não recicláveis, por exemplo, é uma ação que deve ser evitada. Quando nós consumidores conhecemos melhor o assunto, contribuímos para que as indústrias optem por materiais que causam menor impacto ambiental. 

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

CONHEÇA O PNUMA