CAPACITAÇÃO DE COOPERATIVAS

A coleta seletiva e a reciclagem são elementos bási­cos e indispensáveis em todo sistema moderno de Gestão de Resíduos Sólidos, não apenas por razões ambientais, mas também por razões financeiras. Em 2011, dos 5.565 municípios do Brasil, mais de 3 mil indi­caram a existência de iniciativas em coleta seletiva. O Objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos é que esse número cresça e que iniciativas se consolidem como sistemas completos de fluxo de materiais, garantindo um volume cada vez maior de material reciclado.
 
Capacitar cooperativas de catadores de materiais recicláveis vai além de implementar sistemas integrados de gestão.  Para trabalharem como intermediárias no processo de logística reversa, cooperativas precisam possuir licenças ambientais, manter contato com indústria e comércio e preparar seus colaboradores para manusearem resíduos perigosos.
 
O Instituto Precisa capacita Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e realiza auditorias para verificação de conformidade dos padrões normativos e legais.

PROJETO PRECISA?

O primeiro projeto do Instituto Precisa nasceu no ambiente industrial, da observação da escolha de materiais empregados nos processos produtivos e dos problemas enfrentados pela reciclagem, impostos pelas características dos materiais ou pelos limites da tecnologia.
 
Várias são as formas de produzir: mudam métodos, substâncias, equipamentos e processos escolhidos na busca da máxima produtividade pelo menor custo.
 
Alinhado com os conceitos de produção e consumo sustentável, o projeto Precisa mostra que podemos fazer escolhas de consumo ambientalmente adequadas, sem perder o conforto alcançado pelo mundo moderno. 

 

O Instituto Precisa, formado por engenheiros químicos, promove treinamentos e campanhas para a produção e consumo sustentáveis com informações técnicas e acompanhamento da legislação aplicável.

SELO VERDE NAS ESCOLAS

A Educação Ambiental no ambiente escolar é um tema transversal que vem ganhando maior destaque pela importância do assunto. Mudanças climáticas, recursos naturais, resíduos sólidos e gases de efeito estufa aparecem na mídia todos os dias e enriquecem os estudos das ciências naturais.

 

A implantação de uma Sistema de Gestão Ambiental no meio escolar, atendendo aos requisitos da norma certificadora ISO14001 provoca um olhar profissional sobre o assunto. Além de cuidar da preservação ambiental, proporciona aos alunos o aprendizado de um sistema de gestão com todas as suas etapas, do planejamento à verificação, incluindo práticas de auditoria e conhecimento de legislação.

 

Alunos do Ensino Médio se envolvem facilmente com o projeto que agrega vários atores: os que trabalham no planejamento, os que elaboram as instruções, os que fazem as medições dos indicadores de desempenho ambiental, os que participam das auditorias e os que trabalham na divulgação do assunto para toda a comunidade escolar. O trabalho é norteado pela norma ISO 14001, mas as maneiras e os meios de sua implementação contam com a criatividade e ideias da nova geração.

NO CAMINHO TINHA

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho...” 

                                                                                                             Drummond.

 

O Instituto Precisa está em Petrópolis, na serra carioca, onde a Mata Atlântica e plantas de outros países trazidas pelo Imperador D.Pedro II embelezam a cidade, seus antigos casarões e seus parques naturais.  

 

Por sua proximidade ao Rio de Janeiro, Petrópolis recebe visitantes o ano todo que conhecem pontos turísticos,  compram malhas, móveis, chocolates ou que apenas visitam a serra e se encantam com a beleza do caminho.

 

Preservamos o que conhecemos. O projeto No Caminho Tinha mostra em imagens a beleza da Mata Atlântica de Petrópolis, que se orgulha de seu título de cidade imperial. 


 

1/1